As crianças vivenciaram no campo de experiência: espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, uma atividade exploratória.

A partir do contexto cientista, conheceram o ambiente de trabalho, a necessidade de gostar de estudar, ser criativo em suas invenções e realizar experiências.

Em uma semana repleta de vivências voltadas ao tema, no Laboratório de Ciência observaram os recursos presentes, suas funções e elaboraram um questionamento: “As tintas dançam? ”.

Curiosos para saber a resposta, realizaram com o auxílio da educadora Gabrielle, o experimento “tintas dançam? ” a partir de um recipiente com leite e corante que, ao tocar a superfície com detergente às cores espalhavam, misturavam e dançavam.

Essa proposta encantou e possibilitou que as crianças compreendessem a necessidade de experimentos e testes para chegar a parte de elaboração de objetos que conhecem e fazem uso no cotidiano. Também ampliou o repertório referente a profissão cientista, observando seu empenho e dedicação em todas fases do seu processo de criação.

Atividade exploratória realizada pelas crianças do Infantil V.2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação.




Galerias

Infantil V.2 – Experimento: “Tintas dançam?”

Ver galeria