Com o auxílio das Artes
Visuais as crianças continuam suas descobertas e vivências, obtendo novos
aprendizados.
Tarsila do Amaral e
Cândido Portinari foram os artistas trabalhados na roda de conversa, aguçando
assim, os olhares das crianças para as cores, linhas e formas presentes nas
pinturas.
Primeiramente
observaram e conversaram sobre as pinturas “EFCB Estrada de Ferro Central do
Brasil”, “O Pescador”, “Carnaval em Madureira” e “Morro da Favela”, de Tarsila
do Amaral, que favorecem a ideia de como as formas geométricas podem ser usadas
na criação de moradias e paisagens.
As educadoras partilharam
e desenvolveram o significado de moradia para as crianças, onde cada uma pode
expressar se moram em uma casa ou prédio e, recordaram também, que os índios da
mata vivem em cabanas.
Na sequência, a
proposta era de criarem moradias através do encaixe de caixas de papelão,
observando suas formas e criando assim uma escultura. Utilizaram o pincel como
ferramenta de pintura para trazer as cores desejadas.
Tiveram ainda uma
vivência significativa de observação e leitura da obra “Futebol”, de Cândido
Portinari. As educadoras possibilitaram, através de questionamentos, a
investigação da imagem até as crianças descobrirem o que estava sendo retratado
na pintura. Em determinado momento, após relatarem que “se tratavam de crianças
na terra, brincando”, perceberam a bola e aí expuseram ao grupo: “- É um jogo
de futebol, professora! ”
Com muita animação
puderam brincar de futebol com os colegas na Quadra Coberta, explorando as
possibilidades corporais e de convívio de grupo que essa brincadeira oferece.
Após jogarem bola, usaram o lápis de cor e o papel como ferramentas de registro
e criação, realizaram o desenho de interferência, no qual foi incentivado o uso
do lápis, possibilitando que cada um desenhasse da sua forma, um jogo de
futebol com os amigos.
Vivência e atividades realizadas pelas crianças do Infantil III.1 e 2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação.