As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. E para as plantinhas viverem, cada parte tem que fazer o seu trabalho.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano, a raiz é a base das plantas, o seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água.

O caule é a parte que deixa a planta em pé e o seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda.

As folhas são responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas, elas realizam a fotossíntese.

A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas! Mas o seu trabalho não é só enfeitar as plantas, não. A principal tarefa da flor é formar os frutos e as sementes.

Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas.

Os educandos do 3º ano da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, produziram um lapbook na Live de Ciências para representar o que aprenderam sobre as partes das plantas e suas funções, a aula foi bem produtiva, todos se divertiram e ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto. 




Galerias

As partes de uma planta

Ver galeria