madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2019

Institucional

HISTÓRIA  DA ESCOLA SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Sob a direção da Irmã Severina Paulin, a fundação da Escola ocorreu em 21 de janeiro de 1956, obtendo a autorização para o funcionamento no dia 28 de janeiro com o nome de Externato Santa Terezinha do Menino Jesus. Com o objetivo de atender alunas do Curso Primário Geral: 1ª a 4ª série, foi registrado sob nº 414, na SEC/PR, em 19 de março de 1956.

A Escola leva este nome a pedido do saudoso Bispo de Curitiba, Dom Jerônimo Mazzarotto, devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus. Durante muitos anos, o mesmo prédio Escola, também abrigou a Sede da Província do Paraná do Instituto das Apostolas do Sagrado Coração de Jesus.

O Externato Santa Terezinha do Menino Jesus passou por diferentes momentos de oferta de serviços educacionais à sociedade curitibana. A partir de 13 de setembro de 1958, passou a oferecer também o Curso Ginasial, iniciando, assim o Exame de Admissão para a 1ª e 2ª série ginasial. 

Se no passado, no Brasil, o objetivo era formar apenas boas esposas e mães, nos anos 60 esses assuntos femininos são abordados em outro contexto. As Escolas passaram a facilitar a vida das moças, levando em conta a necessidade de conciliar o desempenho profissional com a vida familiar. Assim, o Externato, de 1964 a 1973, foi formador de um grande e marcante número de jovens, que escolheram o Curso Normal de Grau Colegial, para se tornarem as futuras educadoras de uma sociedade que prometia crescer muito. Sendo que em 1974 o Externato Santa Terezinha do Menino Jesus passou a ser denominado Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus.

Do costume de educar separadamente, meninos e meninas, as escolas passaram a defender que a heterogeneidade de sexos, de níveis de conhecimento, de classes sociais é sempre positiva para o desenvolvimento de crianças e jovens. Em 1986, a Escola deixou de ser exclusivamente feminina, passando a denominar-se Escola Santa Teresinha do Menino Jesus.

Considerando a importância da educação das crianças menores de sete anos, em 1983 a Escola recebeu a autorização para oferecer o Ensino Pré Escolar – Jardim de Infância, alterando sua denominação para Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Ensino Pré Escolar e de 1º Grau.

Para atender crianças do Maternal, que na Escola, começou a funcionar em 1999, em 02 de fevereiro de 2000, foi projetado o Berçário Gente Feliz situado à Av. Silva Jardim esquina com Ângelo Sampaio, mas fazendo parte da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus. Permaneceu em funcionamento até 2002 atendendo crianças de quatro meses a um ano e meio.

Em cada época histórica, a Escola Santa Teresinha do Menino Jesus procurou ler os sinais dos tempos e deu respostas adequadas a cada novo desafio educacional. Ao longo dos anos, vem sofrendo alterações que a atualizam e a reajustam às necessidades do momento. Um dessas mudanças aconteceu com a transferência da Sede Provincial para outro endereço o que propiciou uma reforma predial executada em 2001, onde novos espaços foram criados e outros modernizados.


Horário Escolar

  • Ensino Fundamental 

1º ao 5º ano – Tarde: 13h10 às 17h40

4º e 5º ano – Manhã: 7h20 às 11h50

6º ao 9º ano – Manhã: 7h20 às 11h50

 

  • Educação Infantil

Tarde: 13h10 às 17h20